As camadas são:
*7-Aplicação;
*6-Apresentação;
* 5-Sessão;
*4-Transporte;
*3-Rede;
*2-Ligação de dados;
*1-Camada física.
| | |
|
DETECÇÃO E CORRECÇÃO DE ERROS NA TRANSMISSÃO DE DADOS
Um dos problemas com que teremos sempre de lidar quando a transmitir dados é a ocorrência de erros. Independentemente da qualidade do meio de comunicação e da maior ou menor existência de ruído, haverá erros na interpretação dos sinais eléctricos recebidos, que originam deturpação da mensagem recebida. Assim, durante a transmissão de uma trama (frame) é normal surgirem erros, em grande parte devidos aos ruídos existentes na linha de transmissão.
Quando uma trama é recebida é importante saber se existem erros, se um erro não é detectado essa trama será utilizada pelos níveis superiores originando problemas diversos que se podem estender até às aplicações. Não só é importante detectar os erros nas tramas como também devem existir mecanismos que permitam a sua correcção. Uma solução é utilizar um mecanismo de detecção de erros dito auto-corrector (“error-correcting code”). A outra solução é pedir ao emissor que efectue a retransmissão da trama (“backward error correction”), é o caso do ARQ ("Automatic Repeat Request").
Os mecanismos auto-correctores também conhecidos por “forward error correction” obrigam a um aumento muito grande da informação de controlo, no limite igual ao comprimento de dado. Por esta razão só é utilizada em situações muito especificas em que não há alternativa, por exemplo numa transmissão “simplex”.
Seja qual for o mecanismo pelo qual se efectua a detecção de erros envolve geralmente a inclusão na trama de um campo contendo informação calculada a partir dos dados ou de toda a trama. Quando o receptor recebe a trama executa o mesmo calculo e compara o valor obtido com o que foi colocado pelo emissor. Se são iguais supõe que não contém erros.
Analógicos-Os Dados Analógicos representados por Sinais Analógicos ocupam em geral um espectro de frequências relativamente limitado, pelo que a largura de banda necessária para a sua transmissão é, no caso dos sinais de áudio sem preocupação de grande fidelidade de reprodução, de valor bastante aceitável.
Digital-Um Sinal Digital do tipo binário é uma sequência de dois níveis de impulsos de tensão ou de corrente com amplitude definida, e sucedendo-se a intervalos de tempo regulares.
A sua transmissão ao longo dos circuitos de telecomunicações, exige contudo uma grande largura de banda.
Full-Duplex - Neste caso, as transmissões podem ser feitas nos dois sentidos em simultâneo, ou seja, um dispositivo pode transmitir informação ao mesmo tempo que pode também recebe-la; um exemplo típico destas transmissões são as comunicações telefónicas; também são possíveis entre computadores, desde que o meio de transmissão utilizado contenha pelo menos dois canais, um para cada sentido do fluxo dos dados.
Sistema de Comunicação
EMISSOR / RECEPTOR
O emissor é a pessoa (ou organização) que quer comunicar algo, quem emite a mensagem.
O emissor precisa saber que público quer atingir e que reações pretende gerar neste público. Desta forma, o primeiro passo para desenvolvermos um sistema de comunicação eficiente é eleger o público para o qual esta comunicação será dirigida, ou seja, quem é o receptor.